Curitiba inicia amplo debate sobre o futuro do transporte coletivo

O prefeito Beto Richa abre nesta segunda-feira (3), às 14h, no Salão de Atos do Parque Barigui, o seminário Curitiba nos Trilhos – Desafios do Transporte do Futuro. O seminário é promovido pela Prefeitura de Curitiba, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPUC), com apoio da CBTU – Companhia Brasileira de Trens Urbanos e do Ministério das Cidades.

Com esta iniciativa, a Prefeitura inicia um amplo debate sobre as possibilidades e o potencial do transporte de passageiros sobre trilhos. Durante dois dias, empresários, profissionais do setor, políticos e representantes comunitários discutirão as possibilidades e o potencial do sistema de transporte de alta capacidade, na capital paranaense.

Depois da abertura, o diretor de Planejamento, Expansão e Marketing, Raul De Bonis, da CBTU, fará palestra sobre "As perspectivas e os desafios para o transporte urbano no Brasil".

Na seqüência, será apresentado o painel Transporte Urbano de Curitiba – Desafios do Passado, do Presente e do Futuro, com o presidente do Ippuc, Luis Henrique C. Fragomeni; RIT – Rede Integrada de Transporte da Grande Curitiba, com o presidente da Urbs, Paulo Schmidt; e O desenvolvimento na Região Metropolitana de Curitiba, com o representante da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Valter Fanini.

O presidente do Ippuc destaca que o Seminário vai delinear o futuro do transporte em Curitiba por meio de uma discussão bastante ampla com especialistas nacionais e internacionais, abordando as várias tecnologias de transporte sobre trilhos existentes no mundo, o financiamento do transporte urbano e até um painel de cenários futuros da Rede Integrada de Transporte para a Grande Curitiba e as perspectivas para novos modais.

Para o presidente do Ippuc, o futuro do transporte de massa deve ser "seguro, confiável, com baixo custo ambiental e que atraia o curitibano, sem perder de vista as grandes conquistas de Curitiba, como o Sistema Integrado de Transporte e a relação do transporte com o uso do solo".

Ele disse que somente utilizando o sistema de ônibus, o município conseguiu dar uma grande capilaridade ao transporte público. "Este é um momento especial para delinear os cenários futuros de Curitiba tendo em perspectiva os próximos 40 anos de planejamento da cidade, e avaliar o sistema atual e suas tendências".

As palestras que serão apresentadas no seminário Curitiba nos Trilhos contarão com a participação de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, do Banco Mundial; do BNDES; de representantes da indústria metroferroviária nacional; de empresas estrangeiras; do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da URBS, empresa que gerencia o sistema de transporte da cidade, e da COMEC, coordenação da região metropolitana de Curitiba, do governo do Estado.

A Cidade nos Trilhos – O Curitiba nos Trilhos é oitava edição da série A Cidade nos Trilhos, constituída de diversos seminários promovidos pela CBTU, desde 2005, que ressalta a importância do sistema de transporte público nas metrópoles brasileiras. A Campanha, que já foi levada para as cidades de Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Natal, Belo Horizonte e, por último, Rio de Janeiro, tem como alvo principal os formadores de opinião, fornecendo conhecimento e informação sobre o setor metroferroviário e a necessidade da adoção de ações integradas de política pública pelos governos municipal, estadual e federal.

Voltar ao topo