Curitiba faz 1ª Conferência de Saúde da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Curitiba e o Conselho Municipal de Saúde realizam neste sábado, no Centro Universitário Positivo (Unicenp), a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Pessoa com Deficiência. O tema central é: "A Saúde da Pessoa com Deficiência – Universalidade, Eqüidade com Qualidade". A abertura está marcada para as 8h30. Os trabalhos do encontro vão até às 19 horas.

"Desde a primeira Conferência Municipal de Saúde, em 1991, o Conselho Municipal de Saúde vem promovendo outros encontros temáticos, como as conferências da mulher, de saúde bucal e da saúde do trabalhador", lembra a presidente do Conselho, Simone Peruzzo. "Agora, Curitiba sai novamente na frente, com a realização da 1ª Conferência de Saúde da Pessoa com Deficiência".

A coordenadora de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde, Sheila Miranda da Silva, fará a palestra de abertura da conferência. Às 10h15, começa a apresentação dos painéis: Avanços e desafios no sistema de saúde na percepção da pessoa com deficiência.; Deficiência Auditiva; Deficiência Mental; Deficiência Visual; Deficiência Física e Política Mundial de Saúde da Pessoa com Deficiência.

Às 13h30, começam os trabalhos de grupo. Os temas para debate entre os grupos são: acessibilidade universal; conscientização, informação e comunicação; acolhimento da pessoa com deficiência; prevenção da deficiência; intersetorialidade e qualidade de vida; assistência integral à saúde da pessoa com deficiência.

Às 15h30, haverá um intervalo, com apresentação de eventos culturais. A plenária final será às 17h. Maiores informações sobre a conferência podem ser obtidas no Conselho Municipal de Saúde, Avenida João Gualberto, 623, torre B (térreo), telefones: (41) 350-9349/9365. O Unicenp fica na Rua Professor Viriato Parigot de Souza, 5300, no Campo Comprido.

Voltar ao topo