Curitiba é uma das cidades com legislação mais avançada

Curitiba é uma das cidades mais avançadas em termos de legislação e programas para pessoas com deficiência. São duas escolas municipais – a Ali Bark e a Helena Antipof. Em 2006 será inaugurada mais uma unidade, na regional do Pinheirinho, suprindo uma lacuna há muito reivindicada.

A Prefeitura mantém em funcionamento a Assessoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência. Quarenta entidades assistenciais mantém parcerias com a FAS, aumentando a rede de atendimento através da sociedade organizada. Pelas regionais, estão sendo feitos atendimento direto nas comunidades, identificando os casos e encaminhando aos serviços oferecidos pela Prefeitura.

O Amigo Especial é a unidade de atendimento odontológico que funciona dentro do Pequeno Cotolengo, beneficiando a alunos das entidades assistenciais.

Para a melhor acessibilidade das pessoas com deficiência, Curitiba tem os ônibus adaptados, o sistema de transporte integrado e o Fundo de Apoio ao Deficiente (FADE), que recebe 5% da receita do Estar – Estacionamento Regulamentado e todos os prédios públicos estão sendo adaptados.

Em 2.006, a prioridade da FAS é a implantação de uma casa de atendimento integral para deficientes mentais com transtorno mental associado.É a primeira unidade com este tipo de atendimento em todo o Paraná e vai beneficiar pessoas que perderam o vínculo familiar e são acolhidas pelo Resgate Social.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.