Curitiba é a capital com menor taxa de analfabetismo

Curitiba é a capital brasileira com o menor índice de analfabetismo na faixa etária de 15 anos ou mais. O índice de 3,4 é menor do que o apresentado por cidades como o Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Florianópolis (SC).

A cidade também está entre os 10 municípios brasileiros cuja população apresenta o maior tempo de estudo (8,6 anos). O percentual de responsáveis pelo domicílio com 11 anos ou mais de estudo em Curitiba é o dobro do índice nacional. No Brasil, 21% da população tem 11 anos ou mais de estudos. Na Região Sul o índice é de 22%, e em Curitiba, de 44%.

Os dados estão no Mapa do Analfabetismo, divulgado nesta quarta-feira (04) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação. O mapa reúne indicadores do IBGE e da PNUD (Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) de todos os municípios brasileiros, apresentando informações detalhadas, por faixa etária, gênero, raça, localização (rural e urbana) e renda domiciliar.

O estudo revela que o Brasil tem cerca de 16 milhões de analfabetos acima de 15 anos de idade. São mais de 30 milhões de analfabetos funcionais, conceito que define as pessoas com menos de quatro anos de estudo. (PMC)

Voltar ao topo