Unidades de Saúde de Curitiba, em parceria com os Conselhos Locais de Saúde e a comunidade, vão oferecer como presente pelos 312 anos da cidade, uma série de eventos e atividades desenvolvidas para mobilizar as pessoas e despertar a discussão sobre questões relacionadas à saúde, cidadania e qualidade de vida. A mobilização, iniciada no último dia 14 segue até 3 de abril, dentro das festividades de aniversário da cidade.
A oferta de serviços e orientação na área de saúde foi a forma encontrada por profissionais das unidades para participar da campanha "Dê um presente a Curitiba" e homenagear a cidade e seus habitantes. A idéia, segundo a coordenadora do programa Vida Saudável, da Secretaria Municipal da Saúde, Márcia Krempel, é resgatar a auto-estima das pessoas e orientá-las para que se tornem participantes do processo de desenvolvimento social de suas regiões.
"Pretendemos, com a mobilização, despertar na comunidade a co-responsabilidade pelo bem estar de todos e fazer com que as pessoas tenham uma visão coletiva sobre saúde e desenvolvimento social", disse Márcia Krempel.
Todos os eventos foram discutidos e elaborados com o intuito de levar à população informações de prevenção e cuidados com saúde. Além de combater e evitar as doenças mais comuns a cada região, as atividades vão incentivar a qualidade de vida das pessoas a partir de cuidados com o meio ambiente e a adoção de hábitos saudáveis, incluindo práticas esportivas e de lazer.
As atividades vão desde inaugurações de novas unidades, mostras de painéis apresentando a evolução da Saúde na cidade, caminhadas e passeios em parques e praças, feira de roupas usadas, passeio de grupos de hipertensos no zoológico, atividades com adolescentes, prevenção de doenças como a dengue e leptospirose, palestras, mutirões de limpeza, doação de sangue e apresentações culturais de teatro e coral.
Especificidades
A programação foi montada obedecendo as especificidades de cada região da cidade. Na regional Matriz o foco principal será a divulgação dos programas e serviços oferecidos pelo município nas Unidades de Saúde da Mulher, da Criança, da Ouvidor Pardinho – referência no atendimento ao idoso- e do Rosário, especializada em odontologia.
Na regional Portão, o presente para a cidade será oferecer opções criativas para oferecer lazer sem custos para a população. A intenção é de promover a adoção de hábitos saudáveis na população a partir de atividades de lazer sem custos como caminhadas, passeios. As atividades também vão valorizar os talentos locais, oferecendo apresentações de corais, peças teatrais e oficinas montados por pessoas da comunidade.
A preservação ambiental será o foco principal das atividades realizadas nas unidades de saúde do Boqueirão uma vez que, devido à grande concentração de famílias que trabalham na coleta de materiais recicláveis, muitos resíduos não aproveitáveis acabam sendo levados para os bairros e depositados em rios ou dentro das casas. As ações, reforçadas principalmente junto às famílias do Pantanal, Xaxim, Jardim Paranaense e Eucaliptos, vão contemplar o plantio de mudas, limpeza dos rios da região, e o recolhimento de animais abandonados nas ruas.
O meio ambiente e os cuidados adequados com o lixo também serão temas trabalhados nas unidades de saúde da regional do Pinheirinho. Lá, a população poderá participar da exposição de painéis apresentando os equipamentos da Prefeitura responsáveis por atender as famílias nos bairros e acompanhar o resgate historio das 13 unidades da região. O fechamento das atividades acontece no dia 31 de março, no Bosque do Pompéia no Tatuquara, durante um baile organizado para a 3ª idade.
No Bairro Novo a prevenção e o diagnostico da tuberculose vão movimentar as Unidades de Saúde Osternack e Bairro Novo que estarão abertas no sábado (19) para atender as pessoas. Também serão realizados exames preventivos de câncer. O ônibus do Cárie Zero vai atender os moradores dos loteamentos Sambaqui, Novo Horizonte e Xapinhal. Na sala de espera das unidades da região, a melhora na qualidade de vida será abordada enquanto os usuários aguardarem pelo atendimento.
O Combate à dengue e a prevenção da gravidez na adolescência serão trabalhados na regional do Cajuru. As unidades vão realizar ações educativas que envolverão também os grupos de hipertensos. A intenção das equipes de saúde é fazer com que a orientação diminua o número de agravos na região.
Na regional Boa Vista a maioria das atividades estimulará a conscientização da importância de cuidar dos rios da cidade. A limpeza e recuperação das margens do rio Atuba e a confecção de hortas comunitárias serão o foco da semana.O objetivo será a prevenção de doenças como leptospirose, hepatite e diarréias que são ocasionadas pelas enchentes decorrentes da poluição de rios e córregos da cidade.
Os usuários das unidades de saúde da regional Santa Felicidade estão sendo convidados a participar da recuperação dos jardins das unidades com o plantio de flores. As pessoas também estão colaborando com o resgate da história do bairro empestando fotografias para a montagem de um painel. No dia 30, a US Pinheiros, em parceria com a secretaria municipal de Esporte Lazer, vai organizar uma caminhada pelas ruas do bairro.