Curitiba aumentará fluxo de turistas internacionais em 2006

Chineses, franceses, australianos, italianos e alemães vão aterrisar na capital paranaense em 2006. Este é o resultado da ação de divulgação promovida pelo Curitiba Convention & Visitors Bureaux durante a EIBTM 2005 (The Global Meetings & Incentive Exhibition), em Barcelona na Espanha. As parcerias foram fechadas na última sexta-feira, 9, com importantes agências de viagens e operadoras emissivas desses países. A EIBTM aconteceu de 29 de novembro a 1º de dezembro é uma das maiores feiras internacionais voltadas ao turismo de incentivo, congressos e convenções. Foram 2.000 expositores, representantes de mais de 100 países e cerca de 5.000 profissionais participantes.

Os contatos foram feitos pelo presidente do CCVB, Adonai Aires de Arruda, durante o evento e renderam resultados positivos com a confirmação de quatro parcerias principais. A primeira delas, fechada com a China, trouxe para Curitiba o empresário Fernando Guo, da operadora China Golden Bridge Travel Service Corporation. Ele esteve na capital neste último final de semana para conhecer os atrativos da cidade e produtos turísticos como o roteiro gastronômico de Santa Felicidade e o passeio de trem para a serra do mar. Guo pretende formatar pacotes turísticos para o público chinês incluindo Curitiba e passeios a Morretes e Paranaguá.

Outro acordo firmado com a operadora francesa Elco Tour que trará 80 australianos para Curitiba em outubro de 2006. Nicolas Orget, representante da operadora, virá para a cidade no dia 6 de janeiro para fazer city tour, passeio de trem pela serra do mar e conhecer a ilha do mel, roteiro que será adotado pelos Australianos. A operadora francesa incluirá Curitiba no passeio que começa em Buenos Aires, na Argentina.

A diretora da operadora Rioamazon Turis, Cristina Canilhas, de Berlin, na Alemanha, convidou o CCVB a levar o destino Curitiba para participar da pré ITB (Feira Internacional de Turismo de Berlim), e apresentar os atrativos turísticos para 50 operadores internacionais. O encontro será realizado no 7 de março de 2006.
Curitiba também estará na Itália no próximo ano. Uma operadora italiana vai comercializar os produtos turísticos da capital do Paraná a partir de meados de janeiro de 2006.

Um outro contato firmado durante a feira mostrará o Paraná à França. A Embaixada Espanhola solicitou ao presidente do CCVB material promocional do Paraná para que seja distribuído pelos órgãos promotores do turismo no País. As providências ficaram a cargo da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Paraná, que vai encaminhar à França até o final desta semana, CDs, folders e cartilhas, tudo editado em inglês.
?Estes resultados mostram o potencial que Curitiba tem para receber turistas estrangeiros não só para eventos, mas também para o turismo de lazer que, tecnicamente, chamamos de Visitors?, afirma Adonai Arruda.

O CCVB finalizou sua agenda de 2005 com participação em importantes eventos. Além da EIBTM, a entidade esteve presente no 17º Festival de Turismo de Gramado e na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT) em Buenos Aires, na Argentina.

Voltar ao topo