A Cohab começou hoje o atendimento de mutuários que têm interesse em quitar os atrasados com utilização do Fundo de Garantia (FGTS). O benefício vale apenas para os mutuários com contratos vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

O atendimento dos mutuários da Cohab está sendo feito inicialmente no posto de atendimento da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, mas será estendido às demais unidades, nos bairros. Os funcionários do posto foram treinados para receber as solicitações, que podem ser encaminhadas no horário das 8h30 às 17h30.

A utilização do Fundo de Garantia para pagamento de prestações em atraso não era permitida pelas normas do SFH. Esta situação foi revertida no mês passado, quando o Conselho Curador do FGTS autorizou a medida, deixando a cada agente financeiro (como a Cohab) a responsabilidade de implanta-la.

Dos cerca de 38 mil mutuários da Cohab, 18 mil têm contratos vinculados ao Sistema Financeiro da Habitação e estão aptos a usar o Fundo de Garantia para pagamento dos atrasados. Para fazer o pedido, é preciso que o interessado compareça ao posto de atendimento levando um extrato atualizado do FGTS (o documento pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal), fotocópias do PIS/ Pasep e CPF e a carteira de trabalho, também atualizada, com fotocópias das páginas onde consta a qualificação, contrato de trabalho e opção do FTGS.