Cultura divulga classificação do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo

A Secretaria de Estado da Cultura divulgou no final da tarde de sexta-feira (07) o resultado da classificação dos projetos selecionados para o Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo ? edição 2005, que contempla a produção de um longa-metragem e três telefilmes. Para o longa o prêmio é de um milhão de reais e para cada telefilme R$ 180 mil.

Nesta edição a mesma empresa WG7 Agenciamento e Produções Ltda que ficou em primeiro lugar na categoria longa-metragem também se classificou em terceiro lugar para a produção de um telefilme. Por determinação do edital da lei que criou o prêmio, a empresa teve de optar por um dos projetos. A escolha foi para o longa-metragem ?Mistéryos?.

Os três telefilmes classificados para receber o prêmio são: ?Belarmino e Gabriela?, de Pioli Produções Artísticas Ltda; ?Guerra Dentro da Gente?, da Tecnokena Audiovisual e Multimídia Ltda; e ?Amadores do Futebol?, da Constelação Filmes Ltda (que inicialmente ficou em quarto lugar na classificação). O terceiro na classificação original foi ?O Amor de Catarina e a Caixa de Sapatos?, da WG7. O resultado completo da seleção está no site da Secretaria de Estado da Cultura www.pr.gov.br/seec.

Assim que for feita a homologação do resultado do Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo pelo governador Roberto Requião, os vencedores poderão assinar o contrato e iniciar a produção. O prêmio é pago em quatro parcelas, vinculadas à finalização de cada etapa de produção da obra.

Essa edição do prêmio recebeu propostas de 24 empresas, sendo 14 projetos para longa-metragens e 22 para telefilme. Destas 19 foram habilitadas, com o total de 13 longas e 17 telefilmes. Concorreram 16 empresas de Curitiba, e de Cascavel, Pato Branco e Ventania, uma de cada município.

A comissão especial de avaliação for formada pela secretária de Estado da Cultura Vera Mussi Augusto, Sáskia Sá (ES), Joel Pizzini (MS), Solange Straube Stecz, indicada pela Associação de Vídeo e Cinema do Paraná ? Avec, e Bernardo Pellegrini, representando o Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado do Paraná ? Siapar.

Voltar ao topo