Cruzeiro vence por 2 a 0 e mantém Flamengo na lanterna

Belo Horizonte, 11 (AE) – Apesar de não ter jogado bem, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pelo encerramento do turno do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Fred e Jussiê, no segundo tempo. Com a vitória, a Raposa chegou aos 34 pontos, subindo para oitava colocação na tabela. Já o Rubro-Negro manteve-se com os 20 pontos, na lanterna da competição. Na próxima rodada, o time mineiro pega o Juventude, em Caxias, e o Rubro-Negro recebe o Grêmio, no Maracanã.

As duas equipes entraram em campo precisando dos três pontos, mas com objetivos diferentes. O Cruzeiro, que vinha de uma derrota para o Vitória, queria o resultado positivo em casa para não se distanciar muito dos líderes. Já o Flamengo, que vinha de vitória sobre o São Paulo, queria somar pontos para tentar deixar a perigosa zona de rebaixamento da competição.

Com a situação mais delicada, o Rubro-Negro tomou a iniciativa do jogo. Comandado pelo ex-técnico cruzeirense Paulo César Gusmão, o time carioca, logo aos dois minutos, teve a chance de abrir o placar. Na base da pressão, Athirson se livrou de Marcinho, tabelou com Zinho e chutou com força. O goleiro Artur fez grande defesa, salvando o Cruzeiro.

Apesar da boa marcação do adversário, que começou a partida meio desligado, os cariocas continuaram buscando as jogadas ofensivas, principalmente com Athirson. Depois de ter perdido boa oportunidade, o Flamengo assustou novamente o goleiro Artur. Aos 21 minutos, Athirson recebeu de Zinho e cruzou. O goleiro do Cruzeiro cortou parcialmente e Ibson pegou o rebote. Porém, errou o alvo, chutando à esquerda de Artur.

Depois do susto, o time mineiro adiantou sua marcação, passando a marcar na defesa do adversário, e começou a tentar mais jogadas de ataque. Porém, errava muitos passes e a bola não chegava aos pés dos atacantes que não conseguiam criar possibilidades para finalização.

Apesar de não mais sofrer o assédio carioca, a Raposa também não assustava o goleiro Júlio César. Para se ter uma idéia, a única jogada de perigo Celeste aconteceu aos 42 minutos. Marcinho fez boa jogada individual pela direita e chutou cruzado, mas a bola passou sobre a meta de Júlio César que levou para o intervalo um ponto na casa do adversário.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Marco Aurélio, para dar mais velocidade ao ataque do Cruzeiro colocou Jussiê no lugar de Guilherme.

Porém, assim como na primeira etapa, foi o Flamengo que iniciou a pressão.

Aos três minutos, o atacante Jean avançou pela esquerda e cruzou para trás. O jovem lateral Gauchinho, da entrada da área, arriscou e acertou uma bomba no travessão de Artur.

A bola na trave acordou o time do Cruzeiro que passou a forçar as jogadas de ataque, já que levava sufoco na defesa. O Rubro-Negro, um pouco melhor na partida, marcava bem e não dava espaços para às decidas do adversário. Porém, aos 17 minutos, a defesa carioca deu espaços para o atacante Fred pela meia-esquerda. O atacante recebeu na grande área, livrou-se de Fabiano Eller e chutou forte, sem chances para Júlio César que não evitou o primeiro gol da Raposa.

Atrás no marcador, o Flamengo partiu para o ataque em busca do empate. Porém, passou a abrir espaços para os contra-ataques da Raposa que começou a jogar explorando os erros do adversário. Fred e Jussiê passaram a infernizar a defesa Rubro-Negra em lances seguidos.

No primeiro, aos 22 minutos, Fred tabelou com Jussiê e bateu forte, rasteiro. Júlio César saltou para fazer grande defesa. Um minuto depois, foi a vez de Jussiê receber de Fred na área. O atacante dominou, mas foi seguro por Júnior Baiano. O árbitro paulista Rodrigo Martins Cintra marcou pênalti. O mesmo Jussiê foi para a cobrança para fazer Cruzeiro 2 a 0.

O Flamengo ainda tentou descontar, mas cansado e sofrendo com os contra-ataques do adversário amargou mais uma derrota no Brasileiro, permanecendo na lanterna da competição.

Ficha Técnica: Cruzeiro 2 x 0 Flamengo. Gols: Fred, aos 17min/2º tempo; Jussiê, aos 24min/2º tempo; (Cruzeiro)

Cruzeiro: Artur, Edu Dracena, Marcelo Batatais e Cris; Márcio, Recife, Martinez, Wendel (Sandro) e Leandro; Guilherme (Jussiê) e Fred (Tapia) Técnico: Ney Franco.

Flamengo: Júlio César, Gauchinho, Júnior Baiano, Fabiano Eller e Athirson; Júnior, Ibson, Felipe e Zinho (Júlio); Dimba e Jean (Juliano) Técnico: Paulo César Gusmão.

Árbitro: Rodrigo Martins Cintra (SP)

Cartões amarelos: Recife, Sandro, (Cruzeiro) Júlio, (Flamengo) Cartão vermelho: Ibson (Flamengo)

Público pagante: 6.446

Renda: R$ 77.296,50

Local: Mineirão, Belo Horizonte.

Voltar ao topo