Cruzeiro vence Botafogo por 3 a 2 no Mineirão

Belo Horizonte (AE) – Sem maiores dificuldades no começo do jogo, o Cruzeiro precisou de apenas nove minutos para iniciar a vitória sobre o Botafogo, por 3 a 2, na tarde deste sábado, no Mineirão, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os

gols dos mineiros foram marcados por Martinez, Tapia e Jussiê. Têti e Gustavo descontaram no final para os cariocas.

Com a vitória, o atual campeão brasileiro chegou aos 27 pontos. Já o Alvinegro carioca manteve-se com 13 pontos.

Na próxima rodada o time mineiro pega o Vasco, em São Januário e o Botafogo recebe o São Paulo, no Caio Martins.

Sob o olhar desconfiando do torcedor, o Cruzeiro entrou em campo buscando a vitória para consolidar a regularidade almejada

pelo técnico Émerson Leão desde quando assumiu o comando celeste.

Já o Botafogo tentava manter a tímida arrancada iniciada nas últimas rodadas para fugir da perigosa zona de rebaixamento. Porém, com menos de 15 minutos de jogo, o time mineiro deu mostras de que não queria perder a chance de somar três pontos em casa.

E logo aos nove minutos, o árbitro paulista Edílson Pereira de Carvalho marcou falta inexistente em Wendell, próximo da área.

Depois da cobrança, feita pelo próprio Wendell, na entrada da pequena área, a defesa Alvinegra apenas olhou a bola sobrar para

Martinez cabecear e fazer 1 a 0 Cruzeiro. Foi o terceiro gol de Martinez no Brasileiro.

Ainda atordoada pelo gol sofrido, a defesa carioca novamente apenas observou o goleiro Artur, aos 11 minutos, dar um chutão

para o campo de ataque. No meio do caminho, Jussiê desviou de cabeça. A bola encontrou o atacante Tapia que penetrou na área, pela direita e, mesmo marcado, chutou forte no canto direito para fazer Cruzeiro 2 a 0 com menos de 15 minutos. Foi o terceiro gol do chileno na competição que havia marcado os dois primeiros na rodada anterior.

Depois de ter sofrido os dois gols, o time da estrela solitária se fechou na defesa e passou dificultar as ações do adversário.

Porém, muito preso na defesa, não conseguia criar jogadas para a finalização de seus atacantes.

Com isso, o time celeste

manteve o domínio da partida, durante toda a primeira etapa, segurando a bola, mesmo sem conseguir chegar ao campo adversário com a mesma facilidade dos primeiros minutos do jogo. Mesmo com dificuldades, o Cruzeiro ainda teve uma chance para ampliar. Aos 44 minutos, Jussiê foi lançado na área e perdeu um gol incrível.

Na segunda etapa, o técnico Mauro Galvão tirou o meia Estévez para colocar Schwenck. O Botafogo passou a jogar mais no ataque, tentando diminuir a diferença. E teve para isso duas chances em cobranças de falta. Logo aos 2 minutos, o atacante Schwenck sofreu falta na entrada na área. Valdo cobrou com perigo, mas a bola passou sobre o travessão.

Aos 13 minutos, nova oportunidade, mas desta vez, quem cobrou foi Renatinho. Porém, a cobrança foi muito ruim.

Surpreendendo a todos, Leão promoveu a estréia do recém-contratado Adriano que entrou no lugar de Dudu. O Cruzeiro antes pressionado, passou a voltar a jogar no ataque, criando boas oportunidades para ampliar.

Aos 19 minutos, em jogada envolvente, Tapia foi lançado em profundidade. Marcado por Rafael, tocou para Adriano. O estreante recebeu e cruzou na área. A bola chegou a Tapia que cabeceou, obrigando o goleiro Jefferson a fazer grande defesa.

Mesmo administrando a partida, o Cruzeiro continuou tentando o terceiro gol que aconteceu aos 36 minutos. Depois de ter

perdido pelo menos dois gols, o atacante Jussiê, vaiado pela torcida, conseguiu marcar o seu gol na partida. O atacante foi

lançado, dominou a bola e, na base da raça, girou para fazer Cruzeiro 3 a 0. Foi o terceiro gol do atacante, que

mandou o torcedor calar a boca na comemoração.

Quando a vitória do Cruzeiro parecia garantida, no final da partida, o Botafogo colocou dramaticidade no jogo. Em cinco minutos, o time carioca fez dois gols. O primeiro, aos 42 minutos, com Têti. O atacante, em jogada individual, dentro da área, driblou Augusto Recife, e chutou para descontar. Depois, aos 47 minutos, o zagueiro Gustavo completou escanteio de cabeça e fez o segundo gol no último minuto da partida.

Ficha Técnica:

Cruzeiro: Artur; Recife, Marcelo Batatais, Edu Dracena e Leandro; Maldonado, Martinez e Wendell (Giovanni); Tapia (Guilherme), Jussiê e Dudu (Adriano) Técnico: Emerson Leão.

Botafogo: Jefferson; Rodrigo Fernandes, Rafael, Gustavo e Renatinho; Fernando, Túlio, Valdo (Camacho) e Almir; Estévez (Schwenck) e Têti Técnico: Mauro Galvão.

Gols: Martinez aos 9 e Tapia aos 11 minutos do primeiro tempo; Jussiê aos 36, Têti aos 42 e Gustavo aos 47 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Edílson Pereira de Carvalho (SP).

Cartão amarelo: Wendell, Estévez, Rafael e Rodrigo Fernandes.

Público pagante: 6.399 pagantes.

Renda: R$ 73.595,00.

Local: Mineirão.

Voltar ao topo