Críticas fazem parte do debate saudável, diz Meirelles

As críticas que teriam sido feitas pelo Ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, ao uso da taxa básica de juros Selic para combater preços públicos "são parte do debate, que é sempre saudável", disse hoje o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. "As críticas, as opiniões, são saudáveis e sempre têm o objetivo e a finalidade de aperfeiçoar o debate, de melhorar a qualidade das conclusões".

Meirelles destacou que os resultados da política econômica no Brasil falam por si. "Portanto, acredito que não há mais comentários a serem feitos", disse. Ele esclareceu que mantém contatos freqüentes com Furlan, apesar do ritmo de trabalho intenso dos dois.

Sobre as críticas de que o sistema de metas de inflação não seria eficaz para combater a alta dos preços administrados, Meirelles afirmou esse é o critério que prevalece atualmente na maior parte dos países, e é considerado o mais bem sucedido instrumento de política monetária de combate à inflação.

No Brasil o sistema tem apresentado resultados positivos, tendo em vista que o país passou por crises importantes durante o período de 1999 até hoje, disse Meirelles. Ele esclareceu que a decisão de fixar metas já leva em conta a parcela de previsão da inflação referente aos preços livres e aos administrados.

A propósito de uma possível flexibilização do câmbio, que seria outra sugestão de Furlan para diminuir a preocupação dos agentes do mercado, Meirelles disse que não há no momento nenhuma medida específica. "O que existe são objetivos de política macroeconômica. De novo, o que vale é o resultado, e os resultados do Brasil são muito positivos", concluiu.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.