Cristóvam promete criar Fórum de Educação no segundo semestre

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, se comprometeu a fazer de sua passagem pelo MEC um período de diálogo com a sociedade. A promessa foi feita, agora há pouco, durante encontro na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília. A entidade reúne 2,5 milhões de educadores (professores e funcionários) e representa 47 milhões de estudantes do Ensino Básico em todo o país.

Durante sua fala, Cristovam se impôs a obrigação de erradicar o analfabetismo e de incluir todas as crianças na escola. “Se conseguirmos avançar de 97% para 99%, teremos fracassado”, disse, acrescentando que, para alcançar essa meta, pretende criar uma secretaria especial “com prazo para ser desfeita”. 

O ministro disse, ainda, que pretende levar adiante a proposta do PT de substituir o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) pelo Fundeb, que inclui a Educação Infantil e o Ensino Médio, contemplando, assim, toda a Educação Básica.

A visita, segundo as palavras do próprio Cristovam, teve um papel simbólico importante para representar a importância da Confederação na formulação de políticas educacionais. É a primeira vez, desde 93, ainda no governo Itamar Franco, que o titular do MEC se preocupa em conversar com educadores.

Voltar ao topo