Cristina Kirchner assiste ao 1º tempo de Argentina-México à margem do G20

Foto por: Jim Young

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, estava em seu hotel de Toronto, onde participa da cúpula do G20, assistindo ao começo do jogo entre Argentina e México, pelas oitavas de final do Mundial de Futebol da África do Sul-2010, informaram fontes da delegação sul-americana.

Kirchner teve um encontro com jornalistas argentinos, após o qual “foi para seu quarto”, disse a fonte. Ao ser perguntado se a presidente assistia à partida, disse, “acho que sim”, sem especificar se ela tinha previsto participar de outras atividades à tarde. O jogo começou às 14h30 locais (15h30 de Brasília).

Pouco depois das 15h00, o presidente mexicano, Felipe Calderón, estava na sala onde devia começar outra sessão de debates do G20, grupo que reúne países industrializados e emergentes.

Calderón e Kirchner sentaram-se lado a lado pela manhã na sala de reuniões.

Os aparelhos de TV da sala de imprensa, sem som, mostravam os dois presidentes falando animadamente antes do início das delbiberações.

Também estão em Toronto o primeiro-ministro britânico, David Cameron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, que assistiram juntos ao primeiro tempo do jogo em que a Alemanha goleou a Inglaterra por 4-1.

As partidas podem ser acompanhadas em algumas TVs da sala de imprensa. Na sexta-feira, a vitória uruguaia arrancou mais gestos de decepção do que de alegria, pois em Toronto estão muitos jornalistas da Coreia do Sul, país que faz parte do G20.