Os alunos da Escola Municipal Vila Zanon, no Tatuquara estão aprendendo xadrez de uma forma inovadora. Ao invés de Reis, Rainhas, Torres, Cavalos, Bispos, e Peões são as crianças que se transformam em peças do jogo e se movimentam pelo tabuleiro gigante montado no pátio da escola. Nesta sexta-feira às 10 h os alunos disputarão a última partida do ano.

continua após a publicidade

A jogada poderá ser acompanhada de perto por toda a comunidade. O jogo de xadrez começou a ser ensinado às 200 crianças da escola durante as aulas de educação-física. A idéia de inovar na forma do ensino partiu do professor Dimas de Mello Braga que encontrou criatividade para superar a falta de recursos da escola para a compra de jogos industrializados.

"Considero o Xadrez um jogo fundamental para a formação do caráter, do raciocínio e do controle psicofísico dos alunos", disse Dimas ao explicar como desenvolveu a idéia de ensinar a prática esportiva. "Deu certo porque alguns professores e parceiros ajudaram a desenvolver a idéia, salientou o professor.

O primeiro passo foi a criação do tabuleiro que tem 6 metros de comprimentos por seis de largura, pintados no chão do pátio coberto da escola. Depois veio a doação de tecido e a colaboração das internas da penitenciária feminina na confecção de becas pretas e brancas usadas pelas crianças.

Para que todos ficassem a caráter, cada "criança -peça" ganhou adornos correspondentes a posição no jogo. Antes de assumir o posto no tabuleiros, os alunos aprenderam, em sala de aula, as regras e a história do jogo considerado uma prática esportiva que desenvolve o raciocínio lógico e a capacidade de formular táticas mais avançadas do que outros esportes.

A inovação na forma de jogar Xadrez trouxe outros benefícios aos alunos. Antes do jogo, os participantes realizam coreografias e utilizam o teatro para encenar o que vão desenvolver no tabuleiros. Tudo acontece ao som da ópera de Carl Orff, Carmina Burana.

Cada jogada conta com a participação de 34 crianças. Os demais colegas assistem atentos ao desempenho dos jogadores. O mesmo projeto de xadrez também acontece no Pinheirinho, envolvendo os 600 alunos da Escola Municipal Piratini.

Serviço:

Pátio da Escola Municipal Vila Zanon, na rua I s/n no Tatuquara (esquina com a rua Borrazópolis). Sexta-feira, 10:00 horas da manhã: Jogo de Xadrez com a participação de crianças de 2ª a 4 ª série.

continua após a publicidade