Cerca de 1.500 crianças darão às mãos para formar uma corrente humana em um abraço simbólico em torno do lago central do Parque São Lourenço, nesta sexta-feira (4), às 9 horas. O abraço acontecerá durante a abertura da sétima Festa do Parque São Lourenço, que comemora o dia do Santo com três dias de atividades festivas no Parque, onde são esperadas mais de 15 mil pessoas.

A abertura oficial da festa, nesta sexta, contará com a participação do secretário Municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, que representará o prefeito de Curitiba Beto Richa. Também participa do evento a administradora da regional Boa Vista da prefeitura, Janaina Gehr e outras autoridades.

Depois do abraço simbólico em torno do lago, alunos de 30 escolas públicas e privadas da região farão a soltura de alevinos no lago. "O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância do Parque São Lourenço para a cidade e a necessidade de preservar a natureza que se faz presente neste lugar", afirma o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Parque São Lourenço, César Paes Leme.

Outras atividades também estão programadas para sexta (4), sábado (4) e domingo (6), como apresentações artísticas de dança e teatro, montagem do "varal" de poesias e a presença de Contadores de História espalhados pelo Parque.

Haverá também uma praça de gastronomia, além da feira de artesanato com produtos da cultura curitibana. No domingo (6), acontece o Cortejo Circense, com vários personagens do circo convidando a população para um passeio festivo pelo parque.

Ação Social – O núcleo da Fundação de Ação Social (FAS) da regional Boa Vista participa da festa com os adolescentes que integram o Programa Formando Cidadão, que ajudarão nos trabalhos da organização.

O Programa Formando Cidadão atende jovens de 12 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social ou provenientes de famílias em situação de risco. O programa é mantido pela FAS em parceria com a Polícia Militar.

Na região do Boa Vista, o Programa atende cerca de 50 adolescentes divididos em atividades no 27º Batalhão de Logística da PM e no Regimento de Cavalaria Montada da Coronel Dulcídio, onde praticam equitação e volteio (passeio à cavalo).

O Programa Formando Cidadão trabalha com os adolescentes durante o contra-turno escolar, promovendo atividades educativas, esportivas e recreativas. Os participantes do Programa recebem noções de cidadania para a prática de ações solidárias e contribuições para preservação do meio ambiente.