Criação do Pólo de Poliéster deve gerar 1 mi de empregos no Nordeste

Investimentos que vão gerar mais empregos para o Nordeste deverão ser anunciados hoje (22) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de criação do Pólo de Poliéster do Nordeste. A estimativa é que sejam abertos um milhão de postos de trabalho nos três empreendimentos industriais que serão implantados. O investimento, de cerca de US$ 1,7 bilhão, virá de uma parceria entre a Petrobras e o grupo italiano Mossi & Ghisolfi, segundo maior produtor de resina do mundo.

Dois dos empreendimentos serão instalados na cidade de Suape, em Pernambuco. O primeiro, uma fábrica de embalagens PET (utilizada para fazer garrafas de refrigerante, entre outras), terá capacidade de produção de 450 mil toneladas por ano. Na construção da fábrica, devem ser gerados cerca de mil empregos.

O segundo projeto prevê a construção de uma fábrica para produzir matéria-prima utilizada no poliéster, um tipo de tecido. Essa segunda fábrica terá potencial de criar entre 800 mil e um milhão de vagas na indústria têxtil nordestina, sendo mais de dois mil empregos na fase de construção. A empresa italiana pretende construir ainda uma terceira fábrica também para a produção de matéria-prima.

Voltar ao topo