Crescimento requer cautela redobrada na política monetária, diz ata

O ritmo acelerado de recuperação da economia brasileira também é apontado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central como um elemento que requer “cautela redobrada” na condução da política de juros no País. “O forte crescimento da atividade econômica, que já atinge índices historicamente elevados e continua apresentado sinais de vigor na margem, requer que se use de cautela redobrada na condução da política monetária, de modo a preservar o equilíbrio entre oferta e demanda agregadas”, explicam os diretores no documento divulgado esta manhã pelo BC.

O Copom chama atenção para crescimento no uso da capacidade instalada da indústria brasileira, onde alguns segmentos já estão atingindo níveis de utilização próximos a patamares recordes. “Dados recentes de absorção doméstica de bens de capital e da atividade da construção indicam a retomada dos investimentos, mas em pontos de inflexão na dinâmica da atividade econômica como o atual, em que trimestres consecutivos de rápida expansão se seguem ao padrão de crescimento lento e irregular dos últimos anos, é natural que haja grande incerteza a respeito da velocidade de ampliação da capacidade produtiva dos setores cujos níveis de utilização são altos, e sobre a própria tendência de crescimento do produto potencial da economia como um todo”, argumentam os diretores.

No cenário atual, com demanda se expandindo rapidamente, o Copom defende que é preciso monitorar “com muita atenção” o risco de descompasso entre o produto efetivo e o potencial.

Voltar ao topo