Crescimento pode até superar taxa de 3,5% do PIB, diz Mantega

O ministro do Planejamento, Guido Mantega, estima que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) pode até superar 4% em 2004 e ultrapassar este índice nos próximos anos. Guido Mantega disse, no entanto, que prefere manter em 3,5% a projeção de crescimento do PIB para este ano.

?Todo o setor industrial está crescendo. Os empresários voltam a falar em investimento. Então, são sinais fortes de que há uma retomada do investimento que poderá nos levar a uma taxa de crescimento acima dos 3,5%, mas prefiro ser modesto para depois comemorar no final do ano. É melhor ser menos pretensioso. Nas condições de hoje acho que pode surpreender?, disse Mantega.

Guido Mantega disse que o crescimento do país está sendo difuso e equilibrado em vários setores da economia. ?Não é uma bolha de crescimento baseada em surto de consumo?.

Ele afirmou que nos primeiros 18 meses de governo o país conseguiu debelar a crise econômica de 2002 e recolocar os fundamentos da economia brasileira.

O ministro disse que o crescimento econômico já foi retomado e que o Brasil marcha para um novo modelo de desenvolvimento. Ele afirmou que a preocupação do governo agora é elevar o nível de investimentos na área de infra-estrutura para garantir as condições necessárias para manter a atividade econômica.

Voltar ao topo