Crescimento do PIB reflete bons resultados de produção e demanda

Na avaliação do gerente de Contas Trimestrais do IBGE, Roberto Olinto, o crescimento de 4,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre deste ano, na comparação com o primeiro semestre de 2003, está dentro do esperado pelo instituto e já vinha sendo antecipado por indicadores divulgados.

?Eles refletem bons resultados tanto pelo lado da produção como da demanda. São boas taxas de produção, com desempenhos e crescimentos significativos em todos os setores?, disse.

Para Roberto Olinto, os números indicam no primeiro semestre um bom desempenho do setor industrial, em que o subsetor da indústria de transformação cresceu 7,3%. Na construção civil, subsetor da indústria que vinha apresentando taxas negativas, o crescimento no fechamento do semestre foi de 2%.

Pelo lado da demanda, os números apontam uma taxa positiva de 3,1%, de janeiro a junho, no consumo das famílias, enquanto a formação bruta de capital cresceu 6,8%, a mais alta de toda a série histórica desde 2001. Ainda no caso da demanda, o consumo do governo cresceu 1,4%.

Olinto também destacou no fechamento do semestre o crescimento das exportações e importações de bens e serviços, com taxas, respectivamente, de 17,8% e 13%.

Voltar ao topo