Crescimento do emprego em junho abrangeu setores diferenciados

O coordenador da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar de Azeredo, informou que o crescimento da ocupação em junho “foi espalhado”, abrangendo vários setores e atividades. A taxa de desemprego caiu de 12,2% em maio para 11,7% em junho, segundo a pesquisa mensal realizada pelo IBGE em seis regiões metropolitanas.

“A comparação dos dados de 2003 com 2002 mostra que as variações, principalmente dos empregados sem carteira assinada e dos trabalhadores por conta própria, estavam em patamares superelevados, ao passo que as relacionadas aos trabalhadores com carteira assinada estavam meio que estacionadas. Agora, as reações começaram a ser sentidas. Embora pequenas, essas variações são percebidas na categoria dos empregados com carteira assinada. Em junho começou a despontar uma esperança”, avalia Cimar de Azeredo.

Ele informa que o setor da construção civil, que vinha apresentando resultados negativos, teve um crescimento de 1,3% em junho. Cimar destaca também a área de educação, com variação positiva de 1,7% no mês passado, segundo a pesquisa do IBGE.

Voltar ao topo