Cresce espaço comercial para agricultores familiares, avalia secretário

Os produtores de agricultura familiar vão contar com um novo mercado para a venda de produtos orgânicos (produzidos sem defensivos químicos). Será lançada amanhã (28) a pedra fundamental do Mercado Permanente de Produtos Orgânicos em Curitiba. O espaço receberá R$ 3,7 milhões de investimos federais e municipais.

O secretário de Agricultura Familiar, Walter Bianchini, acredita que tem crescido nos últimos anos a atuação dos agricultores familiares, especialmente nas regiões metropolitanas. Segundo ele, os produtores também ampliaram a participação em feiras de importância internacional como a Biofach, nas edições do Rio de Janeiro e da Alemanha, realizadas uma vez por ano.

"Cresce cada vez mais a importância que o consumidor dá a produtos com qualidade e a agricultura familiar tem aí um nicho importante. É um mercado que cresce a cada ano e com os convênios de assistência técnica estamos buscando divulgar cada vez mais a agricultura orgânica. Achamos que esta é uma vocação importante apara a agricultura familiar", afirmou Bianchini.

O secretário informou que o atual plano de safra do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) prevê investimentos R$ 10 bilhões em agricultura familiar. O valor representa um crescimento em relação à safra 2002/ 2003, quando foram aplicados R$ 2 bilhões. A agricultura familiar reúne hoje 12 milhões de trabalhadores e se desenvolve em mais de 4 milhões de estabelecimentos.

"A agricultura familiar responde por mais de 10% de toda a riqueza que se gera no Produto Interno Bruto (PIB) do país e mais um terço de tudo que gira no agronegócio", ressaltou Walter Bianchini. Segundo ele, o Pronaf financia o custeio dos principais insumos utilizados na lavoura.

No entanto, os produtores são aconselhados busquem na cesta técnica da Emater e em órgãos de pesquisa o uso de insumos próprios da propriedade, como o adubo verde e a integração entre lavoura e pecuária, uma agricultura menos dependente de insumos externos.

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