Crea quer nova votação do projeto popular contra venda da Copel

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Luiz Antonio Rossafa, quer uma nova votação na Assembléia Legislativa do projeto de lei de iniciativa popular que proíbe a privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Ele vai defender a proposta nesta terça-feira (10) durante o seminário “Energia – direito de cidadania e desenvolvimento sustentável”, organizado pelo Conselho e Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge).

Segundo Rossafa, a determinação do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná para que o projeto de lei de iniciativa popular volte à pauta da Assembléia com o objetivo de revogar a lei 12.355, que permite a venda da estatal de energia, “faz uma reparação histórica e importante para a sociedade e as entidades organizadas que estiveram à frente da luta contra a privatização”.

“A lei 12.355/98 possibilita ainda a venda da Copel. Os deputados estaduais têm que votar e respeitar a vontade dos paranaenses que subscreveram o primeiro projeto de iniciativa popular na história das assembléias estaduais”, argumenta o presidente do Crea.

Nelton Friedrich, que presidiu o Fórum Popular Contra a Venda da Copel, em 2001, concorda com Rossafa. Para ele, o TJ reconheceu que houve irregularidades na votação de 20 de agosto do ano passado. “É muito importante que se vote novamente e que se cumpra a lei”, comemora.

“Os deputados que votaram a favor da venda da Copel terão uma oportunidade única de arrependimento. Eles podem fazer as pazes com a população, pois  8% são contrários à privatização da energética”, sugere Nelton Friedrich.

Voltar ao topo