CPMI dos Sanguessugas receberá levantamento do Coaf

A CPI dos Sanguessugas receberá do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) um levantamento estatístico dos saques suspeitos ou acima de R$ 100 mil de todas as agências dos bancos Safra, BankBoston e Bradesco localizadas no Rio de janeiro e em São Paulo realizados entre os dias 10 e 15 últimos. O pedido foi feito nesta terça-feira (26) pelo sub-relator de sistematização da CPI, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que quer investigar a origem do dinheiro destinado à suposta operação de compra de um dossiê contra políticos tucanos. O objetivo, segundo o deputado, é examinar movimentações mais significativas, se existirem, e pedir à PF que identifique seus titulares.

Até o momento, o Coaf não conseguiu identificar qualquer movimentação suspeita em nome dos apontados de envolvimento da compra do dossiê. Para Sampaio, o fato aponta para a hipótese de que o dinheiro não tenha sido sacado recentemente. "A minha avaliação é a de que o saque foi de apenas R$ 25 mil (quantia apreendida pela PF condicionada em cintas dos bancos sacados)", disse. "O restante devia estar guardado em algum cofre".

Sampaio e o presidente da CPI dos Sanguessugas, Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ) estiveram ontem reunidos com o presidente do conselho, Antônio Gustavo Rodrigues. Em função do pedido da CPI, Rodrigues solicitou aos bancos Safra, BankBoston e Bradesco que façam novas avaliações em seus registros em busca de operações suspeitas de pessoas envolvidas no caso da copra do dossiê. Os dois parlamentares afastaram a hipótese de leniência do Coaf.

"Não há elemento que indique isso. Ficamos quase duas horas na reunião e foram feitas consultas on-line de todos os dados que solicitamos", disse Biscaia. "Não há má fé nem demora do Coaf. Esse dinheiro é antigo e estava muito bem guardado".

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.