CPI do Banestado faz audiência secreta

Foi secreta a reunião desta quarta-feira (24) da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Banestado. Foram ouvidos os depoimentos dos funcionários do Banco do Brasil Antônio Araújo dos Santos, da área de valores, e Theógenes Silva Rocha de Oliveira, da área internacional, além do ex-gerente da agência de Foz do Iguaçu (PR) Luiz Antônio Paganini.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), informou, antes de a reunião tornar-se secreta, que os membros da comissão foram convidados pelo Banco do Brasil a participar nos próximos dias 1° e 2 de outubro de seminário sobre a prevenção da lavagem de dinheiro. São esperados no seminário o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o juiz italiano Giovani Salvi e o ex-senador italiano especialista em segurança, Pino Alati.

A CPI investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem fora do país e para empresas com sede no exterior. A comissão foi criada para apurar denúncias publicadas na imprensa sobre as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil que teriam sido enviadas para a agência de Nova York do Banestado e depois remetidas para os chamados paraísos fiscais.

O assunto foi investigado pela Operação Macuco, realizada pela Polícia Federal. Parte das evasões, conforme vem apurando a CPI, foi feita pelo Banco Araucária, no Paraná. A evasão teria sido feita entre 1996 e 2002 e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na CPI.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.