CPI da Loterj prova envolvimento de Diniz e Cachoeira

Rio de Janeiro, 10 (AE) – O relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Loteria do Estado Rio de Janeiro (Loterj) na Assembléia Legislativa fluminense, divulgado hoje, mostra que Waldomiro Diniz e o empresário do ramo de jogos, Carlos Ramos, o Carlinhos Cachoeira, conversaram 248 vezes por telefone de fevereiro de 2001 a março de 2004. Pelo menos 100 ligações teriam ocorrido durante o período em que Diniz ocupou a subchefia de Assuntos Parlamentares da Casa Civil da Presidência da República, a partir de janeiro de 2003.

O registro e a duração das ligações foi obtido pelos deputados com a quebra do sigilo telefônico dos acusados ? o suposto bicheiro Cachoeira telefonou 209 vezes para Waldomiro, que retornou 39 ligações, de acordo com a investigação. O presidente da CPI, deputado Alessandro Calazans (PV), defendeu que o pedido de prisão dos acusados seja feito à Justiça no relatório final, que deverá ser votado na próxima semana. Ele não citou nomes, porque a decisão ainda será discutida pelos nove integrantes da comissão.

Freqüência – “Ele (Diniz) fazia a ponte-aérea Rio-Brasília. Tudo o que fez aqui (no Rio), estaria desenvolvendo lá, mas isso não nos compete investigar. Investigamos a relação entre Waldomiro e Cachoeira, e constatamos que era uma relação forte, bem próxima. Nem com a minha mulher eu falo com tanta freqüência como eles se falaram. Existia aqui, e continuou a existir lá (em Brasília). Um procurava o outro com insistência”, afirmou o deputado Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), um dos relatores da CPI.

Segundo ele, a maioria das ligações tinha duração curta, quase sempre de celular para celular. “Não deixamos escapar nada. Tipificamos todas as responsabilidades. E vamos solicitar o prosseguimento das investigações ao Ministério Público, porque a CPI não investiga o Waldomiro no governo Lula, investiga sua atuação na Loterj.”

Waldomiro Diniz foi demitido pelo governo federal após a divulgação, em fevereiro, de uma gravação feita em 2002 em que aparece negociando propina com Cachoeira para a campanha eleitoral do PT. Antes de ocupar a subchefia da Casa Civil, Diniz foi presidente da Loterj, de fevereiro de 2001 a dezembro de 2002, durante os governos de Anthony Garotinho (então no PSB) e Benedita da Silva (PT).

Sigilo – O presidente da CPI disse que ainda aguarda uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF) quanto ao pedido de quebra do sigilo bancário de Waldomiro durante o período em que comandou a Loterj. “O relatório está sendo fechado, vou dar mais uma semana para esperar uma resposta do STF e colocá-lo em votação”, disse Calazans. Depois, o relatório segue para votação em plenário. “O sentimento é de que temos provas suficientes para pedir a prisão à Justiça, mas isso ainda vai ser discutido pela comissão”, afirmou o deputado. “Se não fosse a CPI da Alerj esse assunto Waldomiro já teria morrido, porque não aconteceu nada na Polícia Federal e no Ministério Público Federal.”

Voltar ao topo