Costinha e Maniche ficam fora de amistoso contra Brasil

O técnico Luiz Felipe Scolari deixou os volantes Maniche e Costinha de fora da convocação para a seleção portuguesa que vai enfrentar o Brasil no amistoso da próxima terça-feira, dia 6, no Emirates Stadium, em Londres. No lugar dos dois experientes jogadores, titulares durante a Copa do Mundo, Felipão preferiu chamar os novatos João Moutinho, do Sporting, e Raul Meireles, do Porto, que vêm se destacando no Campeonato Português.

Dos 20 convocados, dez atuam no próprio país e os demais em outros países da Europa. Será a segunda vez que Felipão comanda Portugal num amistoso contra a seleção brasileira – em março de 2003, em sua segunda partida no cargo, os portugueses venceram por 2 a 1, com o gol da vitória marcado por Deco, que fazia sua primeira partida pela seleção.

Na época, Scolari enfrentou uma chuva de críticas por convocar o jogador, então no Porto, que havia acabado de adquirir a cidadania lusitana. O gol foi decisivo para a aceitação de Deco, que depois da Copa da Alemanha, com a aposentadoria de Luis Figo tornou-se o grande maestro da seleção.

Nos quatro anos de trabalho, Felipão treinou Portugal em 55 jogos, com 33 vitórias, 12 empates e 10 derrotas, 114 gols pró e 60 sofridos. Levou a equipe ao vice-campeonato da Eurocopa de 2004, em Portugal, e ao 4.º lugar no Mundial da Alemanha. Agora, Felipão não vê como vantagem portuguesa o fato de o Brasil ser treinado por seu conterrâneo Dunga, que nunca havia sido técnico antes.

"O Brasil tem uma equipe muito poderosa e será uma grande chance para ganharmos experiência e confiança", disse.

Os 22 convocados:

Goleiros:
Ricardo (Sporting)
Quim (Benfica)

Defensores:
Fernando Meira (Stuttgart/ALE)
Jorge Andrade (La Coruña/ESP)
Miguel (Valencia/ESP)
Manuel da Costa (PSV Eindhoven/HOL)
Paulo Ferreira (Chelsea/ING)
Caneira (Sporting)
Ricardo Carvalho (Chelsea/ING)

Meio-campistas:
Deco (Barcelona/ESP)
Petit (Benfica)
Hugo Viana (Valencia/ESP)
João Moutinho (Sporting)
Raul Meireles (Porto)
Tiago (Lyon/FRA)

Atacantes:
Cristiano Ronaldo (Manchester United/ING)
Nuno Gomes (Benfica)
Postiga (Porto)
Quaresma (Porto)
Simão (Benfica)

Voltar ao topo