A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da Prefeitura Municipal de Curitiba está notificando todos os clubes sociais e esportivos da cidade para que apresentem seus Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), popularmente conhecidos como pára-raios. "É um trabalho preventivo para assegurar maior proteção aos freqüentadores de clubes e estádios", explica o coordenador da Cosedi, Hermes Peyerl.
Os clubes têm prazo de 30 dias para apresentar o termo de responsabilidade civil e criminal referente às instalações do SPDA.. Também devem encaminhar à Cosedi o documento de Anotação de Responsabilidade Técnica assinado por profissional habilitado, atestando que as instalações atendem a todos os itens da norma 5419/2001, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que regula o uso desses equipamentos.
Até o fim do mês, todos os clubes da cidade que possuam áreas para esporte e para atividades ao ar livre, os cinco estádios oficiais, mais o estádio de beisebol e as canchas de grande porte terão recebido a notificação, entregue pessoalmente pelos técnicos da Cosedi.
Segundo Peyerl, a Cosedi quer chamar a atenção para a possibilidade de acidentes provocados pelos raios. Estudos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro indicam que a incidência de descargas atmosféricas no Brasil é a maior do mundo. São cerca de 100 milhões de raios por ano. Em 2000, acidentes provocados por raios mataram mais de 100 pessoas no país. Depois das enchentes é a segunda causa de morte por agentes naturais. Na semana passada, um raio destruiu o beiral de um edifício comercial no centro da cidade de Santos, litoral paulista. Três pessoas ficaram feridas.
Os prejuízos causados pela ocorrência também são altos. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) calcula que o fenômeno custa US$ 200 milhões anuais ao Brasil.
Para reforçar o trabalho de prevenção, no dia 25 e agosto a Cosedi irá promover uma palestra sobre o assunto na Rua da Cidadania da Matriz. Aberta a todos os interessados e gratuita, a palestra será apresentada por Rui Braga, engenheiro eletricista e especialista em pára-raios.


