O soldado Valdinei Costa da Silva foi o vencedor geral da II Volta de Guaratuba, corrida rústica promovida pela Polícia Militar para integrar os participantes da Operação Viva o Verão. A prova foi realizada em Guaratuba na manhã desta terça-feira (24) e reuniu 226 participantes, entre policiais e bombeiros militares, policiais civis, guardas municipais e pessoas que trabalham em órgãos municipais e estaduais parceiros da Polícia Militar.

continua após a publicidade

Valdinei é soldado do 8º Batalhão da PM (Paranavaí) e está trabalhando em Guaratuba nesta temporada. ?É importante esse tipo de evento, tendo em vista que nós, policiais, trabalhamos bastante e nada melhor que uma atividade de lazer como o esporte para o policial relaxar e trabalhar com entusiasmo?, disse.

De acordo com o tenente-coronel Antônio Aurélio Alves Chaves da Conceição, que coordena as ações da Polícia Militar nesta Operação Viva o Verão e idealizador da corrida em 2005, esta é uma forma de integrar os profissionais da área de segurança e de outras instituições que atuam ligados ao trabalho da PM. ?Entendemos que a prática esportiva também fortalece a auto-estima. Além disso, os policiais que estão diretamente no trabalho de rua precisam de vigor físico, além de estar bem, tanto emocional como intelectualmente. A prática esportiva vem favorecer tudo isso?, comentou o coronel, que na categoria em que competiu, acima de 45 anos, ficou em segundo lugar.

Incentivador do esporte em todas as unidades da Polícia Militar em que comandou, no ano passado o coronel Aurélio teve a idéia de realizar a corrida. Este ano, já foi criada a categoria de civis e, no ano que vem, ele espera que a prova não só seja mantida como também sejam criadas categorias para participação dos cidadãos. Ele entregou a organização os oficiais e praças da Polícia Militar que atuam em Guaratuba, local da realização da prova. ?A Polícia Militar promove e conta com o apoio de organismos estaduais, como a Paraná Esporte, da prefeitura da cidade e empresas particulares que ajudam a tornar a festa ainda mais bonita?, disse o capitão Adilson Luiz Correa dos Santos, que comanda o policiamento em Guaratuba.

continua após a publicidade

Antes do início da prova, monitores da Paraná Esportes comandaram alongamento coletivo para que os participantes se aquecessem e estivessem prontos para cumprir os 7,9 quilômetros do percurso. Os corredores largaram com batedores motociclistas da Polícia Militar. Durante o trajeto foram colocados três postos de apoio, onde os competidores recebiam água para tentar driblar o calor e o sol forte. Houve acompanhamento de médicos do Siate (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência). Um competidor precisou de atendimento no fim do percurso. Ao cruzar a linha de chegada, os corredores receberam água e frutas para reposição das energias gastas.