Coritiba perde por 4 a 2 e Santos volta à liderança

São Paulo, 29 (AE) – Não durou nem 24 horas a ausência do Santos na liderança do Campeonato Brasileiro. Um dia após perder a ponta para o São Paulo, a equipe de Vanderlei Luxemburgo retomou o posto de melhor, ao vencer o Coritiba, de virada, por 4 a 2, nesta quinta-feira à noite, na Vila Belmiro. Desta vez, porém, o futebol foi menos vistoso e mais objetivo. Sem lances plásticos ou aquele tradicional bombardeio dos últimos jogos. Com a ausência do malabarista Robinho e do organizador Ricardinho, suspensos, o Santos jogou com simplicidade, mas eficiência.

No início deu espaços e levou alguns sustos. Logo aos 9 minutos sofreu gol, em chute de primeira de Capixaba. A resposta veio rápido. Quatro minutos após a abertura do marcador, Paulo César cruzou com perfeição, na cabeça de Deivid: 1 a 1.

Hora de sufocar? Nada disso. Elano, com a camisa 10 e Luís Augusto, os responsáveis pela armação das jogadas, prendiam muito a bola, retardando a saída com velocidade santista, principal característica da equipe.

Até que o curinga Basílio, desta vez titular desde o início, roubou bola no meio-campo e, em uma inversão de papéis, deixou Elano livre para anotar o gol da virada.

O Coritiba ainda tentou. Mas esbarrou no desengonçado Tápia ou errou o alvo. E contra o Santos, mesmo desfalcado, errar é fatal. Nova saída mal feita dos paranaenses. Deivid aproveitou, driblou o marcador e serviu Basílio: 3 a 1.

“O trabalho está bem feito, depois de início morno, o time se acertou”, disse Basílio, ressaltando não se incomodar por ser reserva. “A gente faz parte de um grupo que está buscando a conquista.”

O Coritiba retornou para a segunda etapa com Aristizabal. Queria pressionar. Suas pretensões acabaram aos 7 minutos, quando Elano completou cruzamento de Paulo César: 4 a 1. A partir daí o Santos tocou a bola com facilidade e só não ampliou por que Deivid bobeou em duas boas chances. No fim, Aristizabal ainda diminuiu.

No domingo, o Santos recebe o instável Paysandu, e tem chance de ampliar sua vantagem na liderança, já que seus principais perseguidores têm jogos duros.

Ficha Técnica:

Gols ? Capixaba aos 9, Deivid aos 13, Elano aos 30 e Basílio aos 42 minutos do primeiro tempo; Elano aos 7 e Aristizabal aos 43 do segundo.

Santos ? Tápia; Paulo César, André Luís (Domingos), Ávalos e Léo; Bóvio, Fabinho, Elano (Marcinho) e Luís Augusto (Lelo); Basílio e Deivid. Técnico ? Vanderlei Luxemburgo.

Coritiba ? Fernando; Rafinha, Miranda, Vagner e Adriano; Ataliba (Márcio Egídio), Roberto Brum, Cléber (Jucemar) e Capixaba; Alemão (Aristizabal) e Tuta. Técnico ? Antônio Lopes.

Juiz ? Fabrício Neves Corrêa (RS).

Cartão amarelo ? André Luís, Luís Augusto, Rafinha, Adriano e Vagner.

Vermelho ? Miranda.

Renda e público ? Não divulgados.

Local – Vila Belmiro.

Voltar ao topo