Corintianos dizem que Diego ofende rivais com declarações racistas

Diego não vai ter vida fácil na decisão do Campeonato Brasileiro, domingo, no Morumbi. Os jogadores do Corinthians estão furiosos com o comportamento do meia, que teria menosprezado os adversários domingo passado. O reencontro nos bastidores dos programas de tevê depois do jogo só não foi mais tenso porque Diego não compareceu a nenhum deles. Na Record, Deivid e Renato revelaram que Diego costuma fazer brincadeiras racistas com os adversários.

“Naqueles 4 a 2 da fase de classificação, o Diego deu um drible no Kléber e saiu chamando ele de macaco”, denunciou Deivid. “Por sorte o Kléber é um cara tranqüilo, não gosta de confusão. Mas se fosse outro mais nervoso ele teria dado um soco na cara do Diego.”

No mesmo programa, Renato não quis revelar o que Diego costuma dizer aos adversários. Só disse que o meia santista costuma sorrir ironicamente depois de cada drible. “Ele dá um drible, passa o pé sobre a bola e fica rindo, gozando da gente.”

Nesta segunda-feira, falando à Rádio Jovem Pan, Renato ratificou as acusações de Deivid, segundo as quais Diego costuma ofender alguns adversários, chamando-os de macaco e preto. “Não tenho mágoa nem rancor, mas não gostei de ele ter discriminado a nossa raça negra. Quando eu tinha a idade dele também fazia a mesma coisa. Só era um pouco mais profissional e não xingava ninguém. Mesmo assim, me prometeram me pegar e pegaram forte o meu joelho em 1998. Tive de ficar vários meses parado por causa disso. Por isso, seria bom que ele (Diego) começasse a respeitar um pouco mais os adversários.”

No domingo passado, Renato chegou a perder a cabeça. Ainda no primeiro tempo, acertou o tornozelo do santista em uma entrada violenta, por trás, e recebeu o cartão amarelo. Nesta segunda-feira, ele reconheceu que perdeu a cabeça por causa das provocações. “Fui um pouco desleal naquela entrada. Cheguei duro demais. Mas não fui o único que agiu dessa forma. Se você for perguntar aos jogadores dos outros 25 clubes que disputaram o campeonato, a maioria vai reclamar dele.”

Fora dos microfones, Renato ainda enumerou as polêmicas criadas por Diego com Fábio Simplício (depois de comemorar um gol pisando no distintivo do São Paulo), ainda na primeira fase, e a briga com o Danrlei (que terminou em Robinho) no primeiro jogo contra o Grêmio pelas semifinais. “Como se vê, não estamos reclamando só porque perdemos o primeiro jogo. Até porque não tem nada decidido. O Corinthians tem condições de vencer o Santos e vai dar essa resposta em campo.”

Citado como maior vítima da discriminação de Diego, o lateral Kléber, ouvido nesta segunda-feira por telefone pela Agência Estado, não quis se manifestar. “Não quero me envolver nessa história”, revelou. O lateral não quis sequer confirmar se houve ou não o ato de racismo. “Me desculpe, mas não vou entrar nessa de jeito nenhum.”

Além de Deivid e Renato, Fábio Luciano ficou muito irritado com a postura do meia santista no jogo passado. No exame antidoping, aproveitou a presença do médico do Santos na sala onde se faz a coleta de material para dizer que Diego vai levar o troco no domingo. “Agindo dessa forma ele pode provocar uma grande confusão a qualquer momento”, alertou o capitão corintiano.

Voltar ao topo