Coreanos estudam o transporte coletivo de Curitiba

Um grupo de 18 técnicos da diretoria de Transportes da Província de Gyeonggi, Coréia do Sul, visitou o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) nesta segunda-feira em busca de informações sobre o transporte coletivo de Curitiba e sua relação com o processo de planejamento da cidade. Eles estavam acompanhados dos deputados provinciais Jung Sik Ryoo e Kyea Mun Lee. O grupo assistiu à palestra da arquiteta Liana Vallicelli, assessora de Relações Externas do Ippuc.

A Província de Gyeonggi desenvolve estudos para a implantação de um sistema de transportes públicos que responda à crescente demanda pelo serviço, especialmente em função da criação de novas áreas residenciais. A província de Gueonggi espera beneficiar-se ao conhecer a tecnologia e a experiência de Curitiba em transportes públicos e planejamento urbano, considerada das mais desenvolvidas do mundo.

No feriado de Páscoa, quem visitou o Ippuc foi uma Delegação do Ministério dos Transportes de Cuba. A delegação, composta pelo Embaixador Carlos Trejo Sosa, Cônsul Geral de Cuba para os Estados do Sul e Sudeste do Brasil; Manuel Perez Rodriguez – Diretor da Direção de Automotor da MITRANS; Tenente-Coronel Emilio Mesa Bayesteros, Chefe da Seção de Desenvolvimento da Divisão Nacional de Trânsito e Yuri Gonzáles Berea, Diretor da Empresa Metrobus da Cidade de Havana, conheceu no Ippuc exemplos de soluções em circulação – como os binários -, o sistema integrado de transportes – e a tarifa social – e a legislação de uso do solo.

Voltar ao topo