Copom mantém juros básicos em 16% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 16% ao ano, sem viés. Essa é a quarta vez no ano que os integrantes do comitê votam pela manutenção da Selic em 16% ao ano. O comitê manteve, por unanimidade, a Selic inalterada, avaliando as perspectivas para a trajetória da inflação.

A Selic é a taxa de juros que o governo se compromete a pagar quando toma dinheiro emprestado no mercado interno. Essa taxa é estabelecida mensalmente pelo Copom.

Ao calcular a Selic, o Copom leva em consideração diversos fatores, entre eles, a previsão da inflação futura (próximos 30 dias) e as tendências momentâneas de queda ou elevação dos preços da economia (inflação passada).

As condições da economia internacional também são consideradas. Se há excesso de dinheiro no mercado internacional (liquidez internacional) ou se há falta de dinheiro. Se há muito ou pouco dinheiro circulando no mercado interno (liquidez interna) e também a necessidade de financiamento das contas públicas (se o governo tem pouco ou muito dinheiro em caixa para honrar seus compromissos).

Voltar ao topo