Copel vai construir nova subestação de energia em Rolândia

A Copel programa investir R$ 17,5 milhões na construção de uma nova subestação de energia em Rolândia, com o objetivo de reforçar a oferta de eletricidade no município e regiões próximas, onde a demanda tem registrado crescimento expressivo.

A construção da subestação já foi decidida e autorizada pela diretoria da estatal, devendo oportunamente entrar em processo de licitação: a nova unidade vai operar na tensão de 138 mil volts e proporcionar sensível melhoria na confiabilidade dos serviços elétricos prestados a Rolândia e região.

Flexibilidade

Hoje, o sistema da Copel, que atende aos quase 20 mil consumidores domiciliados na cidade, tem como principal fonte de suprimento a subestação de Arapongas. Essa dependência limita a flexibilidade operacional em situação de contingência, como eventuais falhas ou panes nos equipamentos da subestação Arapongas ou nas linhas de interligação.

A construção de uma nova subestação na cidade, muito mais próxima do centro de carga e quatro vezes maior que a atual (que opera na tensão de 34,5 mil volts), vai ampliar as opções de manobras operacionais da Copel e reduzir as probabilidades de desligamentos em Rolândia e região, além de aumentar a disponibilidade de energia. A nova unidade deverá operar conectada às subestações de Arapongas e Londrina.

Segundo o superintendente de Transmissão da Copel, Diógenes Marquez, “a construção da subestação vai garantir plenas condições de atendimento ao crescimento do consumo na região para o futuro, evitando problemas como necessidade de cortes e oscilação nos níveis de tensão”.

Voltar ao topo