Copel orienta partidos para prevenir acidentes em comícios

Para prevenir acidentes com as redes elétricas, a Copel está orientando os partidos políticos para que tomem a máxima cautela na preparação e nos trabalhos de montagem de shows e comícios ao ar livre. A grande preocupação da Companhia é com a realização de eventos onde a montagem de palco e a instalação de equipamentos de som e luzes sejam feitas em locais muito próximos da fiação elétrica ? inclusive nas faixas de segurança que ladeiam as linhas de transmissão, onde é terminantemente proibido promover a concentração de pessoas. Não observar esses cuidados é expor a risco de acidentes muito graves não só os operários encarregados dessas tarefas mas, também, espectadores e transeuntes.

Distância dos fios

A recomendação básica feita pela Copel é que o local seja escolhido com muito critério e atenção. A área deve ser suficientemente afastada das redes de energia para permitir total segurança na montagem e desmontagem das estruturas. Outro cuidado importante é com a qualificação técnica das equipes e a necessidade de uma atenta supervisão durante todo o trabalho.

Com relação à potência demandada pelos equipamentos de luz e som, a Copel deve ser previamente consultada sobre a disponibilidade de carga na rede elétrica que alimentará os equipamentos, prevenindo panes e outras ocorrências de ordem técnica.

A Copel também está informando aos partidos que as ligações elétricas temporárias para atendimento a comícios só serão efetivadas mediante vistoria prévia de seus técnicos.

Voltar ao topo