Copel inicia distribuição de 14 mil lâmpadas a entidades carentes

A Copel inicia, nesta quinta-feira, o Projeto do Programa Anual de Eficientização de Energia ? PEE. Serão substituídas gratuitamente, até setembro, 14 mil lâmpadas em entidades de assistência social, previamente cadastradas pela empresa e classificadas como de baixa renda. Para participar do Projeto as instituições comprovaram não possuir débitos com a companhia, possuir registro de entidade social e não estar classificada como poder público, entre outras exigências, até dezembro de 2003.

O Projeto vai contemplar todas as regiões do Estado, começando por Curitiba, região metropolitana e litoral, onde estão localizadas 82, das 527 instituições que serão atendidas. Cada uma receberá lâmpadas fluorescentes compactas de 15 Watts e cinco conjuntos de iluminação com duas lâmpadas fluorescentes de 32 Watts. As lâmpadas de 15 Watt ilumina tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60 Watts, mas consome quatro vezes menos energia e tem vida útil oito vezes maior. Os conjuntos vão substituir os que já existem, mas que utilizam lâmpadas de 40 Watts. Os equipamentos levam o selo Procel/Inmetro como garantia de produto eficiente.

Todo o trabalho será efetuado por empresas contratadas pela Copel, treinadas e devidamente identificadas. As instituições a serem beneficiadas já receberam uma carta informando o procedimento e salientando que não haverá nenhum custo para a entidade. Uma das primeiras instituições a serem atendidas, a Creche Comunitária do Acrópole, atua há dez ano no bairro Cajuru, atendendo 110 crianças carentes com educação e alimentação.

No local serão instalados os sistemas de iluminação eficiente e, segundo a diretora Ivone Magdala de Sousa, o exemplo poderá se estender para além da instituição. Os recursos para este Projeto são alocados dentro do Programa Eficiência Energética, fiscalizado pela Aneel e pelo qual todas as empresas concessionárias de energia assumem o compromisso de destinar no mínimo 0,5% do seu faturamento a programas de eficiência energética.

Voltar ao topo