Policiais do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) prenderam nesta terça-feira (07) um homem acusado de ser o líder de uma quadrilha que assaltava chácaras e residências em São José dos Pinhais. Elisandro dos Santos, 23, conhecido também como ?Xisto?, foi preso em Borda do Campo, escondido na chácara de seu pai.

continua após a publicidade

?Hoje deflagramos uma operação para cumprir o mandado de prisão dele e mais seis mandados de busca e apreensão na região. Em janeiro prendemos Valdenir Donizete Miguel, um outro integrante da quadrilha, que nos deu pistas para chegarmos até este chefe da quadrilha?, disse o delegado do Cope, Rodrigo Brown de Oliveira.

As buscas foram realizadas em São José dos Pinhais nas colônias Malhadas, Murici, Roça Velha, Borda do Campo e em Curitiba, no bairro Boqueirão.

Segundo o delegado, o Cope investiga os assaltos que estavam acontecendo na região metropolitana desde dezembro. ?Com a prisão do primeiro, montamos um plano para pegarmos os outros integrantes. Os mandados de prisão e busca já tinham sido expedidos há duas semanas, mas esperávamos o momento certo para deflagrarmos a operação?, explicou o delegado.

continua após a publicidade

Oliveira afirma que podem existir ainda mais três a quatro pessoas envolvidas. ?Vamos prosseguir a investigação para prendê-los o mais rápido possível?, disse.

Nos assaltos, os bandidos agem sempre encapuzados e abordam as pessoas da casa com violência. As vítimas são trancadas em banheiros e cômodos pequenos enquanto os assaltantes roubam a casa. A polícia acredita que eles estejam envolvidos em mais de dez assaltos na região. Uma das vítimas já reconheceu Santos como participante do assalto a sua residência no começo de janeiro.

continua após a publicidade