Coordenação política da Casa Civil finaliza mapa eleitoral do Paraná

A coordenação política da Casa Civil finalizou nesta quarta-feira a listagem com o mapa eleitoral do Paraná. Disputarão as eleições para prefeito 1.100 candidatos nos 399 municípios do Estado. A lista pode ser alterada, já que algumas candidaturas podem ser impugnadas e porque há possibilidades de mudanças nas chapas a prefeito, vice e vereador.

Segundo o chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, com o pluripartidarismo, houve, principalmente nas grandes cidades, um aumento significativo no número de candidatos a prefeito.

“Quanto à quantidade de candidatos a vereadores, ainda não temos esta listagem fechada, mas acredito que o números candidatos a uma vaga ao legislativo municipal deva superar todos os anos anteriores”, previu.

Números

 O município com o maior número de candidatos à prefeitura é Curitiba, com 13. Em seguida, aparece Maringá com 11. Londrina, outra cidade-pólo no Paraná, tem oito candidatos. Ponta Grossa possui seis e Cascavel quatro.

A lista mostra ainda que em 14 cidades só haverá um candidato concorrendo ao cargo de prefeito. Entre estes municípios estão, por exemplo, Candói, Cruzeiro do Iguaçu, Enéas Marques, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste.

“Esta é uma lista extra-oficial, pois deverá haver modificações neste quadro”, destacou o chefe da Casa Civil. Ainda de acordo com Quintana, a listagem é fundamental para saber como está a situação política nas regiões.

“Cada município tem sua peculiaridade e esta lista é uma ferramenta que ajuda a ter um visão mais ampla do quadro eleitoral”, acrescentou. A Casa Civil informa também que foram necessárias duas semanas para a apuração e finalização do mapa eleitoral.

Voltar ao topo