Marcello Jr. / ABr
Ministro Olívio Dutra verifica o milho
colhido na cidade de Cristino Castro, no PI.

O programa Fome Zero já recebeu de cooperativas doações totais de 4 mil toneladas de alimentos como leite, óleo de soja, arroz, feijão, farinha de trigo e milho, além de cestas básicas.

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, reuniu-se hoje com o coordenador do programa de arrecadação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Luiz Roberto Baggio, e admitiu que ainda não está pronta a estrutura para fazer com que essas doações cheguem aos brasileiros carentes.

Informou, porém, que o Ministério da Segurança Alimentar está cuidando disso. “O esforço do governo é para que esses alimentos cheguem a quem precisa o mais rápido possível”, afirmou Rodrigues, acrescentando que seu ministério é linha auxiliar do programa.

Olívio

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, voltou a convocar o povo para que seja “protagonista de uma mudança que o governo Lula lidera”. Dutra ressaltou, durante discurso à população de Acauã (PI), que o governo, com iniciativas como o cartão alimentação, no valor de R$ 50,00 mensais, está devolvendo ao povo o que é seu e por isso o povo é que deve melhor saber administrar esse dinheiro.

“Estamos começando, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma nova caminhada, com os pés firmes no chão e a cabeça nunca voltada para baixo”, disse ele.

Comitê

Os moradores de Acauã enfeitaram a cidade com faixas para receber o ministro da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano. Graziano deu posse ao Comitê Gestor do programa Fome Zero no município. Na Câmara de Vereadores, ele falou aos agentes de saúde e da Pastoral da Criança, considerados, juntamente com o comitê gestor, o braço articulador do cartão-alimentação.

Com eles, o ministro espera fazer com que os recursos do programa cheguem realmente às famílias mais pobres e sejam gastos com alimentos. Caberá aos agentes orientar as famílias beneficiárias e acompanhar os seus dados nutricionais, além de incentivá-las a participar de outros projetos do Fome Zero, como o de alfabetização e agricultura familiar. do governo brasileiro no Fome Zero.

De acordo com o ministro da Segurança Alimentar, as famílias começarão a receber o benefício de R$ 50 mensais a partir do dia 27 próximo, seguindo o cronograma de pagamentos da Caixa Econômica Federal.

continua após a publicidade

continua após a publicidade