Convênio com Japão beneficia 8 entidades de assistência ao idoso no PR

Como ação de proteção especial a idosos em situação de risco ? parte da Política de Assistência Social do Paraná- , o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann, participou na tarde de terça-feira (21) da assinatura do termo de Cessão de Uso de equipamentos e material de consumo para duas casas-lares em Curitiba.

O asilo São Vicente de Paulo, no Juvevê, e o Lar dos Idosos Recanto Tarumã recebem uma parte dos R$ 156 mil doados pelo governo do Japão para a aquisição de equipamentos e material de consumo, como geladeiras, guarda-roupas, colchões e toalhas. Somente na capital, são 247 idosos beneficiados pelo recurso que, no total, contempla três unidades de atendimento e cinco casas-lares nos municípios de Londrina, Salto do Itararé, Roncador, Rio Branco do Sul, Alto Paraíso e Curitiba.

"A atenção ao idoso é uma das prioridades deste governo, e ficamos muito satisfeitos em participar desse tipo de atendimento com as casas-lares, rompendo com as práticas tutelares e assistencialistas", destaca Roque Zimmermann.

Os municípios contemplados são pré-selecionados pelo consulado japonês e a manutenção das instituições é responsabilidade das prefeituras municipais em parceria com entidades assistenciais.

Desde 2002, o governo japonês é parceiro do Paraná nesta ação. Na primeira etapa, foram atendidos 101 idosos residentes em 11 casas-lares de quatro municípios. O resultado positivo gerou expectativa em outros municípios com o mesmo tipo de demanda, que foram apresentadas ao Consulado do Japão através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social ? SETP. O número de idosos atendidos pela parceria neste ano é de 333.

Em Londrina, o projeto vai equipar completamente duas casas-lares, mantidas pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal do Idoso, que atenderão 12 idosos no total. No município de Salto do Itararé, o aporte de recursos deve equipar o Centro de Amparo à Terceira Idade, projeto da prefeitura local que atenderá inicialmente 48 idosos. Outras três casas lares em Roncador, Rio Branco do Sul e Alto Paraíso serão beneficiadas com equipamentos e material de consumo para atendimento de 26 idosos. 

Voltar ao topo