Controle de fliperama e mais detalhes de Tatsunoko vs. Capcom

Matéria extraída do blog Hadouken (http://hadouken.wordpress.com/)
por Claudio Prandoni

Faltam exatamente 46 dias para a chegada de Tatsunoko vs. Capcom ao Wii japonês – infelizmente, desgraçadamente, insolentemente, nada dito ainda sobre um lançamento no ocidente (apesar de que boatos fofoqueiros dizem que o jogo sofrerá cirurgia plástica severa e sairá aqui como Marvel vs. Capcom 3…).

Enquanto aqui ainda ficamos aflitos na espera (no mínimo eu e o Fabão), os japoneses se regozijam em quinquilharias de requinte sem fim. Por exemplo, para celebrar a chegada Tvs.C a fabricante Exar (a mesma que fez o joystick Arcade de Neo Geo para o branquinho) lançará, em território nipônico, esse controle Arcade bacana que você confere aí acima.

 
Um luxo, fan service de primeira que ainda apresenta todos os botões do Classic Controles (ou seja, aquele Super Street Fighter II de SNES que você comprou no Virtual Console também saltitará feliz) e que custará cerca de 67 dólares quando sair.

Claro, há também a versão sem personalidade e mais barata – custará 56 dólares – que você contempla abaixo.

Detalhe curioso: Tvs.C nem precisa de tamanha profusão de botões. A galera que experimentou o jogo na gloriosa Tokyo Game Show 08 postou impressões e explicações que compilo resumidamente aqui – assim como algumas coisinhas sobre os personagens.

Controle estilo Arcade para Wii

– Tatsunoko vs. Capcom apresentará apenas quatro botões, dando continuidade ao corte progressivo implementado em Marvel vs. Capcom 2 e eliminando a distinção entre socos e chutes. Contaremos agora com um botão ataque fraco, médio e forte e outro para convocar o parceiro.

Pressionando-o uma vez chama-se ele para realizar um ataque, tal qual os Strikers no primeiro Mvs.C. Segurar para trás e apertar o botão de parceiro ocasiona na troca de lutador.

– O jogo apresentará um sistema de comandos simplificado que utiliza apenas um Wii Remote. Um botão do controle fica mapeado para golpes normais e outro para golpes especiais – sobrando ainda um terceiro, padronizado para o gatilho B, como sendo para o parceiro.

– Apertar freneticamente o botão de golpes comuns gera um combo. Pressionar o de golpes especiais solta um deles, sendo que combinar com direções no D-Pad resulta em golpes distintos. Por exemplo, o especial padrão de Ryu é o Hadouken; para frente e especial é o Shoryuken e para trás mais especial é o Tatsumaki Senpuukyaku.

Tatsunoko vs. Capcom

– Alguns personagens, como Gold Lightan (Tatsunoko) e PTX-40A (Lost Planet, da Capcom) são tão grandes que não possuem parceiros e ocupam boa parte da tela.

– Tal qual o Mega Man original em Mvs.C e Mvs.C 2, Mega Rock Man Volnutt pode carregar tiros no Mega Buster segurando o botão de ataque forte.

– Como é de se esperar, o Classic Controller será compatível, oferecendo jogabilidade mais tradicional. Espero que o manete de GameCube também tenha suporte…