Controlado incêndio no Parque do Iguaçu em Céu Azul

A chuva que caiu forte nesta terça-feira (15) em praticamente todo do oeste do Paraná ajudou a apagar o fogo que consumia parte do Parque Nacional do Iguaçu desde a tarde de sexta feira em Céu Azul, a 555 quilômetros de Curitiba. Num sobrevôo de helicóptero, técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estimaram que cerca de 60 hectares de mata podem ter sido queimados.

A partir de agora, devem ser feitas pericias para tentar identificar a origem do incêndio. No dia 23 de julho, uma queimada nas proximidades supostamente causada por caçadores clandestinos consumiu cerca de 40 hectares. A área possui grande biodiversidade e é habitada por mamíferos como antas e onças. O parque tem 185 mil hectares, é patrimônio da humanidade e uma das últimas áreas de floresta nativa do Paraná.

O Corpo de Bombeiros registrou mais de 300 focos de incêndio no Estado nos últimos dias, causados pela longa estiagem. Nesta tarde, foi controlado também o fogo nos morros Albina e Jaguatirica, cobertos pela Mata Atlântica em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Os bombeiros sobrevoarão a área para calcular a extensão do estrago. Segundo o Corpo de Bombeiros de Curitiba, 59 homens estavam na região para controlar outros pequenos focos.

Voltar ao topo