Contorno Norte tira tráfego pesado de Santa Felicidade

Com a casa reformada e pronta para as festas de final de ano, a dona de casa, Neide Tozin Franco, comemora o fim dos problemas causados pelos caminhões e carretas que passavam todos os dias na frente da sua residência. Há um ano o governo do Paraná concluía as obras no Contorno Norte de Curitiba. A pavimentação do trecho – que liga a Avenida Manoel Ribas (PR-090) à Rodovia dos Minérios (PR-092) – retirou o tráfego de cerca de 12 mil veículos, principalmente carretas, das ruas de Curitiba e Almirante Tamandaré.

Moradora do bairro de Santa Felicidade, tradicional região gastronômica de Curitiba, Neide Franco fez parte da comissão que reivindicava a conclusão das obras junto ao governo do Estado e está bastante feliz com o resultado. ?Melhorou muito a nossa situação. Já consegui fazer uma pequena reforma para arrumar o muro torto, a calçada e as paredes que estavam rachadas?, conta.

Acidentes

Os problemas que afetavam Neide eram ainda maiores na avenida Fredolin Wolfe. A definição de avenida só se encaixa porque a via corta boa parte de Santa Felicidade e região pois seu trajeto ? em mão dupla ? é feito por uma via estreita e cheia de curvas sinuosas. ?Estava longe de ser um caminho para o trânsito de caminhões. Ao contrário, criava um ambiente propício para a ocorrência de acidentes?, atesta o secretário dos Transportes, Rogério Tizzot.

Morando há 25 anos na avenida, Jacinta Schreiber reforça a declaração do secretário. Ela afirma que presenciou diversos acidentes causados pelo conflito os tráfegos urbano e rodoviário. ?As cenas de caminhões se perdendo nas curvas e entrando em algumas casas são coisa do passado, felizmente?, comemora. ?Às vezes passo pelo Contorno Norte e vejo o movimento de veículos por lá. Era um absurdo todos aqueles caminhões passando por aqui?, completa.

Alívio

Para a comerciante Simone Buch de Faria, que nesta mesma época no ano passado reclamava de prejuízos, rachaduras e perda de mercadoria devido às trepidações provocadas pelas carretas, o fim do tráfego pesado na Fredolin Wolfe representa alívio. ?Até o movimento de clientes aumentou. Ficou mais fácil e seguro chegar ao mercadinho?, constata.

Ronaldo Furlin de Oliveira, dono de um aviário em outra via movimentada de Santa Felicidade, também registrou aumento da freqüência dos clientes. ?Os clientes e fornecedores têm acesso mais fácil e consigo fazer também as minhas entregas com mais eficiência?, revela.

O Contorno

A conclusão das obras de pavimentação do lote 2 do Contorno Norte de Curitiba estabeleceu uma ligação definitiva da BR-277 (sentido interior) com a Rodovia da Uva (PR-417). Na finalização do trecho, que se arrastava há anos, foram investidos R$ 10 milhões.

Foram pavimentados cerca de dois quilômetros do trecho e a construção de mais três quilômetros que formam as alças de acesso ao viaduto na Rodovia dos Minérios (PR-092). Além disso, foram restauradas as alças já existentes, construídas duas pontes e uma terceira alargada.

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