Consumo de gás natural registra pequeno aumento em agosto

Rio de Janeiro – O consumo nacional de gás natural atingiu, em agosto, 41,1 milhões de metros cúbicos diários, com aumento de 0,34% em relação ao mês de julho. Na comparação com agosto do ano passado, o aumento foi de 0,42%. A informação é da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

De acordo com a Abegás, a maior expansão foi entre os consumidores automotivos, com incremento de 5,26%. Em seguida, veio o consumo comercial (2,25%). Na indústria, o aumento foi de 1,17% em relação ao mês de julho.

Os setores residencial e de geração elétrica, entretanto, apresentaram retração de menos 4,54% e menos 6,75, , respectivamente.

Os números divulgados pela Abegás indicam que, nos últimos 12 meses, o segmento automotivo foi o que mais se expandiu, passando de 5,5 milhões de metros cúbicos por dia para 6,5 milhões de metros cúbicos por dia ? incremento no período de 18,08%.

Em contrapartida, o consumo destinado à geração de energia elétrica acusou a maior retração: 24,04%.

A Região Sudeste continua liderando a expansão do consumo. Representando 70% da média nacional, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais consumiram juntos 29,1 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Voltar ao topo