Consumidores ainda estão pessimistas com economia, informa CNI

Apesar dos recentes índices favoráveis à retomada do crescimento econômico, os consumidores brasileiros ainda estão pessimistas com a economia. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) do segundo trimestre de 2004 voltou a registrar queda de 2,3% em relação ao trimestre anterior, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Industria (CNI). O levantamento foi feito com base em dados do Ibope coletados junto a duas mil pessoas.

Todos os dados que compõem a pesquisa, como satisfação com a vida, nível de compras, inflação, renda geral e renda própria, apresentaram variação negativa, com exceção do item desemprego.

Segundo o coordenador da unidade de política econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, ainda há um descompasso entre as expectativas do setor privado e as dos consumidores, que devem começar a assimilar o reaquecimento da economia nos próximos meses.

Ainda assim, segundo o economista, ?o índice de expectativa não é encorajador, pois o crescimento da economia ainda está muito difuso?.

Voltar ao topo