Conselho vai criar Comitê da Bacia Litorânea

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participou nesta terça-feira (07) da primeira reunião ordinária do Conselho do Litoral em 2006, onde foi constituída uma câmara técnica para elaboração da proposta de criação do Comitê da Bacia Litorânea Paranaense.

Segundo o secretário, a criação do Comitê irá contribuir de forma significativa para a conservação dos recursos naturais, em especial dos recursos hídricos do Litoral. ?Esta bacia apresenta várias peculiaridades, como ser constituída por rios que fluem da encosta da Serra do Mar para o Oceano Atlântico, tornando-a extremamente rica e fundamental para a biodiversidade paranaense?, destacou Cheida.

?O Comitê tem uma grande responsabilidade. O que está em jogo é a manutenção de um dos maiores ecossistemas marinhos do Sul do país, além da garantia das condições de balneabilidade de um conjunto de praias?, disse o secretário.

No Paraná, a bacia Litorânea compõe 10% do território e, segundo o secretário, atualmente o maior problema é a ocupação das áreas próximas à Bacia do Rio Sagrado, Rio Cachoeira e outros rios ? gerando problemas ambientais como a poluição.

Também foram discutidos temas como o Plano Diretor do município de Guaratuba, que foi apresentado e segue para aprovação na próxima reunião do Conselho, dia 21 de março. O plano será analisado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano e também relator do Conselho, Luiz Forte Netto.

Voltar ao topo