Conselho Estadual de Saúde promove encontro sobre trabalho no SUS

O Conselho Estadual de Saúde promove, nos dias 14 e 15 de novembro, a 3a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, no Centro de Convenções de Curitiba. O encontro debaterá práticas de trabalho, gestão, formação e participação no Sistema Único de Saúde (SUS) e nele tomarão parte trabalhadores da saúde de todo o Estado. A abertura do evento ocorrerá às 8h do dia 14, e às 10h30 do mesmo dia haverá um painel sobre Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. A eleição dos delegados para a conferência nacional será realizada no dia 15, a partir das 14h.

Segundo a comissão organizadora do evento, falta para o SUS uma pactuação que possibilite a solução de muitos problemas, como a precarização das relações de trabalho, as indefinições na política de educação permanente na saúde, o desconhecimento e o desinteresse na aplicação da NOB-Rh-SUS (Norma Operacional Básica sobre Recursos Humanos do Sistema Único de Saúde) e a ausência ou inadequação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). Além disso, não existem mesas de negociação com representação de gestores e trabalhadores e falta financiamento para a gestão do trabalho e a educação na saúde.

A 3a Conferência Estadual vem cumprir o objetivo de estabelecer esse debate privilegiado, contribuindo para a construção de propostas e diretrizes para as políticas nacional e estadual de valorização do trabalho e dos trabalhadores da saúde. Ela buscará o estabelecimento de compromisso solidário entre usuários, prestadores, gestores e trabalhadores do SUS com a qualidade e o profissionalismo na prestação de serviços públicos de saúde.

A ficha de inscrição dos delegados para a 3a Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde será preenchida pelos Conselhos Municipais de Saúde e deverá ser enviada para a Regional de Saúde de sua área de abrangência, que fará a digitação da inscrição e a encaminhará, via intranet, para o Conselho Estadual de Saúde.

Voltar ao topo