Conselho de Ética vai pedir lista de pessoas que teriam recebido Valério

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), afirmou hoje que irá encaminhar ao presidente da Casa, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), o pedido para receber a lista elaborada por Marcos Valérios com nome de pessoas que supostamente teriam recebido dinheiro.

Ontem, o senador Luiz Soares (sem partido-MS) protocolou uma representação na Mesa Diretora da Casa pedindo a cassação de 14 parlamentares que teriam recebido recursos do empresário.

"Um senador encaminhou isso ao presidente. Foi errado. A Mesa deveria tomar essa iniciativa e mandar ao Conselho de Ética. Agora vai para a Corregedoria, para ela começar a chamar as testemunhas e vai demorar muito. O fato é que deveria vir diretamente ao Conselho de Ética", disse Ricardo Izar.

O deputado afirmou ainda que deve enviar amanhã à Mesa Diretora da Casa as representações do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) contra os deputados José Dirceu (PT-SP) e Sandro Mabel (PL-GO). Ele disse que vai aguardar um parecer técnico sobre a abertura de processo contra José Dirceu, que o acusa estar diretamente envolvido no pagamento de mesadas a parlamentares. "A dúvida é a seguinte: se ele cometeu alguma irregularidade como ministro, se o Conselho tem o direito de julgá-lo", afirmou.

O relator, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), explicou que, depois de encaminhadas à Mesa, as representações voltam ao Conselho para serem analisadas.

Sobre as representações do Partido Liberal (PL) contra seis deputados do PTB, Ricardo Izar afirmou que, quando elas chegarem ao Conselho, vai indicar três deputados para analisar cada representação. "Eles vão fazer uma análise prévia da admissibilidade da representação. Não havendo, eles pedem o arquivamento e eu coloco em votação no Conselho e arquiva-se".

O Conselho de Ética da Câmara investiga a quebra de decoro do deputado Roberto Jefferson (PT-RJ) por ter denunciado, sem provas, a existência de um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares. A representação pedindo a abertura de processo contra o deputado foi encaminhada ao Conselho pelo PL.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.