Conjuntivite: Saúde alerta para risco de contaminação

O aumento do número de casos de conjuntivite, que vem ocorrendo em outros pontos do Paraná, também está sendo registrado em Maringá e preocupa a Secção de Epidemiologia da 15º Regional de Saúde. Por isso a população está sendo orientada para detectar o problema o mais rapidamente possível. Os principais sintomas são vermelhidão da conjuntiva, sensação de corpo estranho, sensibilidade à luz, secura, prurido e, às vezes, pus. O diagnóstico pode ser obtido mediante exame oftalmológico e por vezes é preciso realizar uma cultura das secreções para identificar o microorganismo que causa o problema.
Segundo a médica Norico Misuta, se o exame detectar uma conjuntivite bacteriana, é indicado o uso de colírio antibiótico. Neste caso, é preciso cuidado redobrado para evitar a disseminação. Para a conjuntivite de origem viral não existe tratamento, embora possam ser aplicados colírios antiinflamatórios. Quando a causa for alérgica, são recomendados colírios antialérgicos ou antiinflamatórios. E para a de origem irritativa, colírios descongestivos são a solução.
A doença – A conjuntivite ocorre pela inflamação do tecido externo que recobre o globo ocular, chamado conjuntiva. Na maior parte das vezes, é conseqüência de resfriados ou ataques alérgicos. Embora não se trate de doença grave e nem chegue a afetar a visão, com exceção nos casos quando o pus cobre a córnea, precisa ser tratada de forma correta com orientação médica.

Voltar ao topo