Congresso promulga emenda que acaba com verticalização das coligações partidárias

A emenda constitucional que acaba com a verticalização das coligações partidárias será promulgada hoje em sessão solene do Congresso Nacional. A cerimônia ocorre às 11h30, no plenário do Senado, com a participação do presidente da Casa, Renan Calheiros, e do presidente da Câmara, Aldo Rebelo.

Norma baixada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2002 e que vigorou nas eleições gerais daquele ano, a verticalização obriga os partidos políticos a repetirem nos estados as mesmas alianças feitas em nível nacional para a disputa da Presidência da República. Com o fim da regra, qualquer tipo de coligação ou aliança passa a ser permitida em todos os níveis (federal, estadual ou municipal). A emenda que extingue a verticalização foi aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados em 8 de fevereiro por 329 votos contra 142.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.