A Secretaria da Cultura informa que estão abertas as inscrições para o Congresso Nacional de Cerâmica que estará acontecendo junto ao Salão Nacional de Cerâmica, que começa no dia 24 de maio. Logo após a abertura do Salão, no período entre o dia 25 e 29 de maio ? será realizado o congresso com debates e oficinas voltadas para profissionais e estudantes da área. Ao todo serão oferecidas 26 oficinas para os três segmentos, entre os destaques está uma que é voltada para os deficientes visuais. Mais informações no Museu Alfredo Andersen, pelo telefone: 3222-8262 ou pelo site www.pr.gov.br/maa).
Este ano o tradicional Salão Paranaense de Cerâmica muda de nome e passa a ser Nacional, em sua primeira edição. A mudança, que também se estendeu para o seminário que agora ganhou status de Congresso Nacional de Cerâmica, já pode ser sentida no crescimento dos artistas interessados em participar que, em comparação ao ano de 2004, triplicou no segmento popular, dobrou no design e aumentou 50% na parte artística, com uma participação efetiva de 346 artistas na primeira fase de inscrição.
O evento bienal será realizado na Fiep com a participação dos ceramistas selecionados e aqueles que foram premiados. Serão três prêmios ? Governo do Estado, Secretaria da Cultura e Museu Alfredo Andersen – no valor eqüitativo de R$ 6 mil reais para as categorias design e artística. A categoria popular será subdividida em religiosa, decorativa ou utilitária e folclórica. Assim, ao invés de três prêmios, ela terá nove prêmios de R$ 2 mil reais. As menções honrosas serão de acordo com os jurados ? e o número final depende de cada comissão. Os vencedores serão anunciados no dia 11 de maio.
O Salão Nacional de Cerâmica e o Congresso Nacional de Cerâmica são uma promoção da Secretaria de Estadual da Cultura, Museu Alfredo Andersen em parceria com a Mineropar, Provopar, Secretaria de Estado da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul e FIEP.


